História | Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor

Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor

História

O hóquei sobre grama é um dos esportes de competição mais antigos da história da humanidade. Não se sabe ao certo quando ele começou a ser praticado, mas temos vestígios há 4000 anos, em tumbas faraônicas no Vale do Nilo, no Egito, de figuras de homens praticando este esporte.

O esporte, como é praticado nos dias de hoje, foi desenvolvido na Inglaterra em meados do século XIX.  Como em muitos esportes, foi o Exercito Britânico quem inseriu o hóquei na Índia e em outras colônias Britânicas. O primeiro campeonato internacional de hóquei foi realizado em 1895.

O hóquei sobre a grama é um esporte presente nas Olimpíadas de Verão. Até os anos 70, Índia e Paquistão eram as grandes potências da modalidade.

O hóquei sobre a grama estreou nos Jogos Olímpicos em Londres-1908, como um esporte de exibição disputado apenas por homens. Apenas em Amsterdã-1928 foi que a modalidade passou a contar no quadro oficial de medalhas. A presença feminina nas competições passou a ocorrer a partir dos Jogos de 1980, em Moscou. Nos EUA e Argentina, por exemplo, o número de mulheres praticantes do hóquei supera ao número de homens praticantes.

No Brasil, somente na década de 80 os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte, o Brasil passou a participar regularmente de torneios continentais como o Caribbean International Hockey Tournament (VEN), o Torneio de La Plata (ARG) e o Torneo Internacional Mercosur (URU).

Porém, a estreia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama (masculina) aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano.

Em 2007, os dois primeiros campos oficiais de hóquei sobre a grama foram construídos no país. Os campos foram estruturados no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, para os XV Jogos Pan-Americanos.  No mesmo local foi realizado, em abril de 2010, o 7º Campeonato Sul-Americano de Hóquei Sobre a Grama, que teve a participação das equipes de homens e mulheres do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Brasil.

Já em 2011 foi realizada a primeira edição do Pan American Challenge, também no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, e, em 2012, o Rio de Janeiro sediou a 2a Rodada da Liga Mundial de Hóquei (Hockey World League).

Com a participação da seleção masculina nos Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto, Canadá, o time conseguiu a 4ª colocação e se classificou para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Com os Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016, serão construídos quatro novos campos oficiais de hóquei na cidade: dois campos no Centro Olímpico de Hóquei, em Deodoro, e dois campos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.